Coordenação: Flavia Liberman e Daisy Perelmutter, Brasil

Instituto Victor Fontes, 6 de Novembro , 14.30h às 18.00h 

O objetivo do workshop é promover um espaço de encontro e compartilhamento entre membros da comunidade de Viseu, estimulandoos a avivar memórias e experiências significativas ao longo de seus percursos de vida. Buscando sensibilizá-los através de múltiplos dispositivos - relaxamento, danças, jogos corporais, exploração de objetos biográficos, fotografias pessoais, canções e narrativas de histórias familiares - esperamos ao final do workshop produzir colaborativamente uma narrativa síntese ficcional que evoque às histórias individuais e trocas estabelecidas. Apostamos no potencial empático das histórias de vida como elo sensível de conexão entre as pessoas e, por decorrência, como uma forma de ampliar seu repertório cognitivo e afetivo.

 

Profa. Dra. Flavia Liberman Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Doutora pelo no Programa de Psicologia Clínica da PUCSP e Pós-doutorado na Universidade de Évora- Portugal (CHAIA/UE). Atualmente é Professora Associada no Curso de Terapia Ocupacional e nos Programas de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde e no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde - Campus Baixada Santista, São Paulo- Brasil. Tem como linhas de investigação o corpo, arte, saúde, grupos e comunidade. Autora dos Livros: Danças em Terapia Ocupacional (1995), Delicadas Coreografias: instantâneos de uma terapia ocupacional (2008) e Grupos e Terapia Ocupacional (2015) e diversos artigos sobre os temas.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791567D2

Dra. Daisy Perelmutter Doutora em História Social e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, com especialização em História Oral pela Universidade de Essex/Colchester, bacharel em Ciência Sociais pela FFLCH/USP.Gestora cultural e pesquisadora em dois importantes equipamentos públicos paulistanos ( Museu da Imagem e do Som/SP e Biblioteca Mário de Andrade); pesquisa, condução e catalogação e análise de depoimentos de história oral; curadoria e produção de seminários nacionais e internacionais nas áreas de Literatura, História e Estudos Culturais; trabalho editorial; produção de textos; pesquisa para documentários e exposições museológicas; captação de recursos; workshops profissionais e docência.

 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788520P1