Área de Formação A- Área da docência. Modalidade Curso de Formação
Formadores: Ângela Saldanha  https://www.facebook.com/angela.saldanha )

25 horas acreditadas (Registo de acreditação CCPFC/ACC-102837/19)

Destinatários: Professores dos Grupos 240, 400 e 600

 

Preço: Associados da APECV : 60 Euros; Não Associados: 95 Euros

INSCRIÇÕES AQUI

 

 

Grupo 3 em Espinho ( novembro): 

dia 16 de Novembro das  10.00h às 18.00h no Museu Municipal de Espinho,

23 de Novembro das 10.00h às 18.00h

30 de novembro  das 10.00h às 18.00h

Grupo 4 em Espinho: (janeiro 2020)

Grupo 5 em Guimarães: (ainda sem datas)

 

Grupo 1 no Porto: 15 de junho; 2 e 3 de Julho de 2019 às 10.00h. Local: MiraForum, rua de Miraflores. (Encerrado).

Grupo 2 em Lisboa: 21 e 22 de Setembro  e dia 19 de Outubro (Encerrado)

|21 de Setembro, 10.00h : Apresentações-  10.30h: visita orientada à Exposição Pires Vieira. Trash – Lixo de Artista -   14.00h  visita orientada à Constelações: uma coreografia de gestos mínimos no Museu  Berardo, Centro Cultural de Belém.
|22 de Setembro: 10.3oh: Deriva  - 15h às 17h ; Mesa Redonda na Galeria Wozen
|19 de Outubro:11.15h- visita orientada à exposição da Culturgest 'O QUE É O ORNAMENTO?, Campo Pequeno, Lisboa.

 

 

 

Resumo do Curso


A arte contemporânea é utilizada como forma de representação cultural e utiliza, muitas vezes, métodos, técnicas e suportes não convencionais. Trata-se de uma área em permanente desafio com o que é tradicional, interpretando e reinterpretando o mundo de forma aberta, permitindo o debate e o questionamento. A arte contemporânea encontra-se em constante desenvolvimento, produção e não se pode considerar um movimento artístico, mas sim uma multiplicidade de manifestações, nas quais se multiplica o vocabulário utilizado, a uma velocidade significativa. Este curso pretende oferecer aos professores umas plataforma de atualização e de debate sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no território educativo.

Objetivos a atingir
- Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
- Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
- Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
- Motivar os educa dores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.


Conteúdos da ação
- a produção artística contemporânea: conceitos
- a produção artística contemporânea: lugares
-a produção artística contemporânea: técnicas
- a produção artística contemporânea: práticas
- experimentação de técnicas de produção artística contemporânea
- técnicas de produção artística contemporânea na educação



Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os
seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

 

Bibliografia fundamental
Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 (http://www.apecv.pt/publicacoes/ebooks/Artes-Visuais-na-Educacao)
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8
Agra- Pardiñas, Maria Jesus (2012) Historias en torno al artey a la educación artística: Notas para un posible diario.
Caleidoscopio: Santiago de Compostela (http://www.apecv.pt/publicacoes/ebooks/Historias-en-torno-al-artey-a-la-educacion-artistica)
Albano, A.A. & Ostetto, L.E. Arte Educação: Pesquisas e Experiências em Diálogo. Cadernos CEDES 80 . Campinas
Brasil , ISBN: 0101-3262,
Natalia Poncela Lopez (2019) Nem tudo é arte. Santiago de Compostela, Atraves Editora