Área de Formação A- Área da docência. Modalidade Curso de Formação
Formadores: Ângela Saldanha

25 horas acreditadas (Registo de acreditação CCPFC/ACC-102837/19)

Destinatários:  Professores dos Grupos 240 e 600

Grupo no Porto: 15 de junho; 2 e 3 de Julho  de 2019 às 10.00h. Local: MiraForum, rua de Miraflores 
Grupo em Lisboa: 21 e 22 de Setembro + 1 sábado a combinar (a receber últimas  inscrições) 
Grupo em Guimarães: (ainda sem datas,  a receber inscrições) 
Grupo em Espinho: (ainda sem datas, a receber inscrições) 

Preço: Associados da APECV : 60 Euros; Não Associados: 95 Euros

INSCRIÇÕES AQUI : http://www.apecv.pt/curso-visoes-arte-contemporanea-inscr





A arte contemporânea é utilizada como forma de representação cultural e utiliza, muitas vezes, métodos, técnicas e suportes não convencionais. Trata-se de uma área em permanente desafio com o que é tradicional, interpretando e reinterpretando o mundo de forma aberta, permitindo o debate e o questionamento. A arte contemporânea encontra-se em constante desenvolvimento, produção e não se pode considerar um movimento artístico, mas sim uma multiplicidade de manifestações, nas quais se multiplica o vocabulário utilizado, a uma velocidade significativa. Este curso pretende oferecer aos professores umas plataforma de atualização e de debate sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no território educativo.

Objetivos a atingir
- Dotar os professores de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação dos professores à arte contemporânea.
- Incentivar os professores à dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento.
- Explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
- Motivar os educa dores e professores para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.


Conteúdos da ação
- a produção artística contemporânea: conceitos
- a produção artística contemporânea: lugares
-a produção artística contemporânea: técnicas
- a produção artística contemporânea: práticas
- experimentação de técnicas de produção artística contemporânea
- técnicas de produção artística contemporânea na educação


Metodologias de realização da ação
Sessão de introdução dos participantes e metodologia do curso, delineamento de estratégias (2h)
Sessões teóricas em regime de palestras/mesas redondas com convidados ( 8 h)
Workshops de experimentação prática (7 h)
debates o em grupo sobre práticas artísticas contemporâneas na pedagogia da educação artística e do ensino artístico (3h)
Sessão de apresentação e discussão de resultados (trabalhos realizados durante o curso) (3h)
Sessão de avaliação (2h)


Regime de avaliação dos formandos
Relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso, a escala é de 1 a 10. Os parâmetros de avaliação são os
seguintes: 1) assiduidade; 2) trabalho realizado; 3) participação; 4) relatório individual.

 

Bibliografia fundamental
Saldanha, A. & Torres de Eça, T. (2016). Artes Visuais na Educação. Viseu: Edições APECV, ISBN : 978-989-99073-1-7 (http://www.apecv.pt/publicacoes/ebooks/Artes-Visuais-na-Educacao)
Oliveira, M. (2015). Arte Contemporânea para uma Pedagogia Crítica. Porto: APECV . ISBN: 978-989-99073-4-8
Agra- Pardiñas, Maria Jesus (2012) Historias en torno al artey a la educación artística: Notas para un posible diario.
Caleidoscopio: Santiago de Compostela (http://www.apecv.pt/publicacoes/ebooks/Historias-en-torno-al-artey-a-la-educacion-artistica)
Albano, A.A. & Ostetto, L.E. Arte Educação: Pesquisas e Experiências em Diálogo. Cadernos CEDES 80 . Campinas
Brasil , ISBN: 0101-3262,
Natalia Poncela Lopez (2019) Nem tudo é arte. Santiago de Compostela, Atraves Editora