Duração: 12 horas
Datas: 18 e 25 de janeiro de 2020
Local: Museu de S. Roque, Largo Trindade Coelho, 1200-470 Lisboa
Destinatárias/os: Educadoras/es de Infância e Professoras/es do Ensino Básico
Formadora: Marta Ornelas
Inscrição: 60€ (35€ para sócios da APECV com as quotas em dia)
Notas: Todo o material está incluído e as/os participantes poderão levar para casa os trabalhos produzidos durante o curso.

INSCRIÇÕES Aqui

Sinopse:
A expressão artística contemporânea permite a produção de conhecimento sobre questões do presente, como a identidade, a cidadania, a sustentabilidade, ou outras igualmente pertinentes. Ao conhecer materiais, técnicas e processos de artistas da modernidade e da contemporaneidade, as/os educadoras/es e professoras/es poderão optar pela utilização de metodologias com as suas turmas que vão ao encontro dos temas e preocupações da educação artística actual, encorajando a participação colaborativa e activa das/os alunas/os na construção de uma cidadania crítica e transformadora. Neste curso exploram-se materiais, técnicas e processos de criação artística que visam o potencial crítico, activo e participativo das/os formandas/os, compreendendo que a arte é transversal a todas as áreas do conhecimento, em modelos que podem ser replicados em contexto de aula.

Objetivos:
- Incentivar as/os educadoras/es e professoras/es a utilizarem métodos de trabalho que permitam não só o conhecimento de obras de arte como património da humanidade, mas também a releitura dessas obras como processo de conhecimento.
- Explorar técnicas que possibilitem a criação artística como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
- Motivar as/os educadoras/es e professoras/es para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.
- Quebrar alguns mitos sobre a arte, através do conhecimento de propostas de expressão artística contemporânea como processos transversais de conhecimento.