CARTOGRAFIAS DA CIDADE

7 artistas, 7 palavras, 1 cidade

Joana Braguez ; Liliana Velho ; Juliana Ferreira; Carlos Sousa; Raquel Balsa; Paulo Correia ; Pedro Inock .

Quinta da Cruz, sala -1 [29 de setembro a 31 de dezembro]

Inauguração 29 de setembro às 16h

Conferência – 25 de outubro às 14h 30m

 Em Março de 2019  sete artistas de Viseu, entre os trinta e os quarenta anos, foram convidados para desenvolver um projeto relacionado com uma palavra; uma comunidade e a cidade. A ideia de fazer uma exposição com artistas locais na Quinta da Cruz pareceu-nos uma maneira de trazer à cidade cartografias sensíveis que pudessem refletir vozes de uma geração a partir de palavras escolhidas.

Cada artista escolheu uma palavra como ponto de partida para uma ação, performance ou conjunto de obras de cariz participativo envolvendo a paisagem e pessoas da comunidade. As palavras definiram geografias de trabalho muito particulares: Joana Braguez debruçou-se sobre os sete pecados -'Seven':  Liliana Velho abraçou o tema dos relicários com a palavra 'Guardar';  Juliana Ferreira optou por 'Tradição'; Carlos Sousa escolheu 'Palavra'; Raquel Balsa 'Círculo'; Paulo Correia 'Partilhar' e  Pedro Inock 'Turbulência'.

Entre Março e Setembro os artistas desenvolveram os seus projetos. Alguns optando por um trabalho de reflexão pessoal ; outros optando por ações com coletivos promovendo o encontro entre pessoas e instigando processos de questionamento, de pertença e de colaboração.

A obra, ou obras resultantes estarão patente durante 3 meses na quinta da Cruz, para gerar outras ações com outras comunidades a partir da mediação do Centro de Arte Contemporânea da Quinta da Cruz.